A dança das cadeiras

abril 28, 2011 § Deixe um comentário

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segunda-feira passada eu estava confiante. Há duas semanas ia até a universidade sem ter tido qualquer incidente relacionado à distribuição de salas. Normalmente, uma vez atribuídas aos cursos, descobre-se pouco tempo depois que elas já estão ocupadas com outras aulas e a negociação começa. Desta vez, chego na sala e vejo que do lado de meu grupo de alunos há cinquenta outros, do curso de alemão. Espera-se a professora, que decide levar os seus a um outro lugar. Meia hora depois chega o professor de latim também para reivindicar a sua sala. Hoje, aliás, houve ainda um professor de sociologia que apareceu, com quase um mês depois do início das aulas, que vão até o fim de maio.

Não se pode fazer desse um exemplo da educação nos Camarões. Mas há algumas coisas generalizáveis que explicam a situação. O ensino nos Camarões é pago, mesmo nas escolas públicas. A taxa anual não é menos do que 30 dólares e pode ser consideravelmente maior em função da escola onde se pretende estudar. Incapazes de cobrir os gastos, a estratégia é colocar o máximo de alunos possível nas salas de aula, em todos os níveis. Assim, há vários auditórios para 600 alunos na universidade. A minha condição e a da professora de alemão, diante de nossos grupos de 50, é disputar as poucas salas pequenas que restam ou, como já nos foi sugerido, dividir a mesma sala.

Para os grupos maiores, por vezes sujeitos a “minúsculas” salas de 100 alunos, há três soluções (penso do ponto de vista dos alunos): chegar cedo para garantir lugar, assistir ao curso de pé ou comprar um lugar com os alunos que madrugaram e estão lá justamente para isso.

Em tempo, no caminho hoje aproveitei para tirar fotos. Na região da universidade é comum ver motos, relativamente proibidas em várias outras áreas da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento A dança das cadeiras no Curtas do Cameroun.

Meta

%d blogueiros gostam disto: